Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Checklist

Hoje faltam 49 dias pro casamento. Parece que foi outro dia que eu estava conversando com minha amiguinha e decidindo que iria me casar aos 24 anos. Estou só 2 anos atrasada, o que, para uma previsão feita por uma menina de 8 anos sobre sua própria vida, é uma margem de erro bem aceitável.

Desde que fiquei noiva, eu fiz várias besteiras, como é de praxe. Uma delas foi fazer uma conta no The Knot. Meu inocente intuito era montar um avatar de noivinha no site (super válido, não?), mas, com a conta, ganhei também uma lista de afazeres quilométrica. A pior parte é que faltavam 9 meses para o casamento e dezenas de itens já estavam coloridos de vermelho com um ícone de despertadorzinho tocando do ladoooo!!!! Poha, The Knot, se sua intenção é deixar todas as noivas à beira de um ataque de nervos, pelo menos informe isso na página inicial!

Isto vira o pior pesadelo das noivas.
A partir daí, meu relacionamento com checklists de casamento ficou disfuncional. Baixei um aplicativo pro meu celular chamado iWedding, que também vem com uma dessas. Um exemplo: tanto o The Knot como o iWedding são americanos, logo, suas listas são feitas com base nos itens presentes em casamentos americanos. Aqui no Brasil a gente não faz "reherseal dinner" (jantar de ensaio pro casamento) nem tem que escolher os vestidos das madrinhas, entre outras coisas. Eu podia simplesmente ir marcando esses itens todos como já feitos, já que não ia fazer de qualquer jeito, né? Mas não. Para a maioria deles, a abestada aqui olhou e pensou: "aaiinn, mas e se eu resolver fazer isso? Melhor não marcar, neammm?". E lá foram ficando os itens, forever. E toda vez que eu olhava pra eles, ficava meio tensa. Eu vou querer fazer isso? Ai, e se for melhor fazer? E se eu me arrepender de não ter feito? E se? E se?

Às vezes, meu lado bem-pensante chegava pra me dar uma chacoalhada: "minha filha, só tem que se arrepender é de não ter casado com o cara, poha! Pro resto pode tocar o f0d@-se!"

Mas eu não tocava. Noiva perde um pouco o discernimento, mesmo.

Outro problema com as listas era o seguinte: além de sobrar, faltavam itens. Claro, pois aqui no Brasil também se fazem coisas que não são feitas lá na gringa. Isso, e, convenhamos, cada casamento tem elementos diferentes, né? Onde você vai encontrar uma chechlist de noiva que tenha o item "alugar carrinho de churros"?

Solução: fui no iWedding e criei uma checklist adicional, com os itens faltantes da lista padrão. Problem?

Só que a chechlist adicional não diminuía nuncaaaa! Pra cada coisa que eu resolvia, surgia outra por resolver. Então, quando eu apagava o item "e-session", tinha que escrever outro: "livro de assinaturas". E quando apagava o "livro de assinaturas", tinha que escrever "canetas pro livro de assinaturas". Foi assim com todos os itens.

Resultado: toda vez que eu abria aquela porcaria de aplicativo, tinha mini-surtos de ansiedade porque, por mais que eu fizesse coisas e mais coisas, minha lista de afazeres só aumentava. Até ontem, ela estava assim:

Iluminação
Playlist
Suporte do bolo
Canetas p/ livro de assinaturas
Lista de presentes Ponto Frio
Lembrancinhas
Presentes dos padrinhos
Plaquinhas
Arranjo de cabelo
Programas da cerimônia
Sapato daminha
Páginas do blog - confirmação de presença e listas de presentes

Mas, aconteceu uma coisa linda. Desabafei com minha madrinha-fotógrafa-mãe e ela pediu pra ver a tal da lista. Emprestei o celular pra ela, e ela me devolveu com o texto editado assim:


Iluminação (ligar p/ DJ)
Playlist (idem)
Suporte do bolo (manda um e-mail p/ Taís)
Canetas p/ livro de assinaturas (Bic)
Lista de presentes Ponto Frio (deixa à vontade p/ os convidados)
Lembrancinhas (os bem-casados SÃO lembrancinhas)
Presentes dos padrinhos (vou te ajudar)
Plaquinhas (idem)
Arranjo de cabelo (vamos falar com o cabeleireiro)
Programas da cerimônia (me manda as infos e eu agilizo no Photoxops)

Sapato daminha (é só pagar!!!) [pagar o sapato no dia, com a Neimar Sinício. Não apaguei da lista porque, né, eu ainda não paguei!]
Páginas do blog - confirmação de presença e listas de presentes (não sou de muita ajuda aqui... foi malz!)

Gente, olha que menina prática! Eu não tenho esse dom! É uma mistura de prontidão e desapego maravilhosa! Faz tudo parecer bem mais simples do que eu achava, não?

Sobre as páginas do blog, o noivo vai me ajudar. Pra isso que serve noivo geek, né? =) E voilà!

Lição aprendida: é mais prático e menos desesperador anotar o que você tem que fazer de fato a respeito de um item, do que apenas indicar o elemento que você tem que ter. Exemplo: em vez de botar lá "suporte do bolo" e ter um ataque toda vez que abrir a lista ("OMG ainda não tenho o suporte do bolo OMGOMG!!!!"), o que vai te deixar que nem uma barata tonta, é mais produtivo anotar "mandar e-mail pra Taís perguntando sobre onde arrumo suporte pro bolo". Dessa forma, ao abrir a checklist, você terá a seguinte reação: "oh, tenho que fazer isto ainda, ok". Taram!

Valeu, madrinha. ;)

3 comentários:

  1. Adorei!! estou nessa fase dos "finalmentes" e nesse exato momento estou atualizando o check list...adorei a dica pra escrever o que fazer sobre aquele item.
    Sua madrinha-fotógrafa-mãe foi uma fofa mesmo, super prática...é disso que precisamos. Só não siga a dica dela de usar bic pra assinatura ta? hehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisa!

    Obrigada pela dica, já refiz a minha! Ajudou muito, pq eu sou muito, muito enrolada e assim parece que as coisas andam mais rápido.

    Bj
    http://infinitoenquantoduresolehick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas! Que bom que gostaram da dica! Eu sou muito grata à minha madrinha mesmo. Ela vive me ensinando lições valiosas. :)
    E, Tatah, de preferência não usarei Bic, mas acho que o que ela queria me fazer enxergar era que tudo bem se nem tudo puder ser perfeitinho, né? Afinal, não vai ser o tipo de caneta que os convidados vão usar pra escrever no livro que vai acabar com meu casamento. Mas sim, se der tempo, vou tentar arranjar uma caneta bonitinha, hehehe!

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir