Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

Convites: Perguntas Mais Frequentes

[Apesar de o casamento já ter passado (buá! ;_; ), esta página será mantida online para utilidade pública. Não tenha pudor em copiá-la e publicá-la no seu blog também, se quiser! Não cobro direitos autorais. ;) ]

Noivo e eu temos recebido muitas perguntas dos nossos estimados convidados a respeito da confirmação de presença. Por isso, elaborei um pequeno FAQ ("Frequently Asked Questions", ou "Perguntas Frequentemente Perguntadas"!), bem passo-a-passo, para orientar nossos amiguinhos! =D



Parte 1: Sobre Convites e Convidados

Pergunta 1: OMG! Recebi um convite! O que eu faço?
Resposta: Abra e leia com atenção! Eu sei que ele é um luxo só, mas tente não se deixar deslumbrar pelo meu talento como designer. Absorva o texto. Abra o envelopinho dentro dele: lá, você vai encontrar o convite individual (vulgo vale-empada), que contém todas as informações necessárias pra você não ficar desorientado: data, hora, local e instruções para confirmação de presença. No verso tem até mapa para o Renascença! Ele foi elaborado assim para que, no dia do casório, você não precise levar o convite maior: leve só o convitinho, que ele já diz tudo!

Pergunta 2: Pode parecer meio "dã", mas como sei quem está sendo convidado?
Resposta: Não se preocupe, dá pra se confundir mesmo, se você não tem tanta familiaridade com o protocolo de convites de casamento! O convite pode vir destinado apenas a você, a você e a alguém mais ou a toda sua família. Como saber exatamente quem está sendo convidado? Vejamos:

Situação a: Só tem o seu nome no convite - Em princípio, ele é só pra você. Porém, verifique quantos convites individuais ele contém. Se forem dois, é um pra você e um para seu acompanhante (geralmente, seu namorado). Se for apenas um, é só pra você mesmo.

Situação b: Tem o seu nome e o de mais alguém - Ele é pra você e para a outra pessoa nomeada.

Situação c: Tem o seu nome seguido de "e senhor/a" - É pra você e pro seu cônjuge. Você deve encontrar dois convites individuais no envelopinho.

Situação d: Tem o seu nome seguido de "e família" - É pra você e pra sua família. Você deve encontrar tantos convites individuais quanto o número de membros da sua família.

Pergunta 3: Quem é minha família?
Resposta: Via de regra, "família" significa todas as pessoas que moram na sua casa. Sua mãe, seu pai, seus irmãos etc (atenção ao termo: "pessoas", ok? Infelizmente, o Renascença não permite a entrada de animais). Veja também a pergunta 5.

Pergunta 4: Meu convite veio só com o meu nome. Posso levar outra pessoa comigo?
Resposta: Depende. Se o seu convite for destinado apenas a você, mas vier com dois convitinhos, o segundo é para o seu acompanhante (geralmente, seu namorado, mas pode ser também um membro da sua família, conforme previamente combinado conosco). Pode levar, que ele está convidado também!

Pergunta 5: Meu convite veio endereçado à minha família. Posso levar meu namorado/ficante/peguete?
Resposta: Se ele morar na sua casa, pode sim, inquestionavelmente. Se não morar, conte o número de convites individuais. Na sua casa moram três pessoas, mas vieram quatro convitinhos? O quarto com certeza é pro seu acompanhante.

Pergunta 6: Meu namorado (ou acompanhante de preferência) foi convidado (ou seja, tem um convitinho pra ele), mas não pode ir. Posso levar outra pessoa?
Resposta: Bem... hmm... como dizer isso?... Não. =P O segundo convitinho é pro seu companheiro, somente.

Pergunta 7: Não recebi convitinho pra um acompanhante, mas quero levar alguém. Como faço?
Resposta: Fale com a gente! Entenderemos que você queira levar mais alguém, principalmente se for seu namorado. Mas, atualmente, nossa resposta para o pedido de convitinhos extras é: por favor, aguarde até umas duas semanas antes do casório, quando teremos uma noção melhor de quantas pessoas comparecerão e quantas mais poderemos convidar. Caso não seja possível conseguir seu convitinho extra, pediremos seu perdão e sua compreensão. Infelizmente, temos que estabelecer um limite para o número de convidados.

Pergunta 8: Meu convite veio endereçado a mim e a meu cônjuge, mas quero levar meus filhos. Pode?
Resposta: Bem... de novo... não. =p Este é mais um caso no qual contamos com sua infinita compreensão para o problema do número-limite de pessoas.

Resumindo esta parte: confie nos convitinhos!

Tendo esclarecido quem está sendo convidado, você vai passar agora para a

Parte 2: Sobre a Confirmação de Presença!

Pergunta 9: Pra que serve confirmação de presença?
Resposta: Para que possamos definir a quantidade de mesas, cadeiras, comida e bebida, entre outras coisas! É muito importante (para o nosso bolso) que você confirme sua presença!

Pergunta 10: Já me convenceu! Mas como eu confirmo presença?
Resposta: Todas as informações estão no seu convite individual. Você pode ligar no número de celular indicado nele (que, aliás, é da Taís, nossa cerimonial), ou acessar a página "Confirmação de Presença" do blog, bem ali na coluna superior direita, na seção "Para Convidados". Basta preencher o formulário e clicar em "enviar" ou "submit".

Pergunta 11: Posso confirmar a presença do meu acompanhante ou de outros convidados?
Resposta: Pode sim (mas primeiro leia as perguntas anteriores sobre acompanhantes, ok?). No formulário do blog, você encontrará a pergunta "Deseja confirmar a presença de outro(s) convidado(s)?". Se for o seu caso, clique em "sim" e, no campo abaixo, nomeie o(s) convidado(s) cuja presença você quer confirmar. Assim, uma pessoa pode confirmar a presença da família toda, olha que prático!

Pergunta 12: Se eu não puder ir, o que faço?
Resposta: Não precisa confirmar presença, mas seria útil nos informar que não poderá comparecer.

Pergunta 13: E se eu confirmar presença e depois não puder ir?
Resposta: Por favor, nos avise, para que possamos alterar a lista de confirmação!

Tem alguma dúvida que não foi respondida aqui? Conta pra mim! Posta nos comentários, manda por e-mail, telefona! Só não confia no transmimento de pensação, porque minha telepatia é péssima!

Valeu! =D