Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Os Votos

Já contei que estou escrevendo a nossa cerimônia, no melhor estilo faça-você-mesma. Isso inclui os célebres votos de casamento! Esta é uma tarefa que merece sempre ser feita a quatro mãos e dois corações. Afinal, são duas declarações de amor: uma minha para o noivo e outra do noivo para mim.

Aí é que a porca torce o rabo. Problema n. 1: Eu gosto de escrever, mas o noivo não gosta nem de falar. Problema n. 2: A mega relevância desses textos (meus votos de casamentoooo OMG!) me intimida. Gente, que medo de acabar saindo uma coisa medíocre/artificial/indigna/brega! Que medo de não sair, enfim, uma obra-prima da literatura!

Na internet você encontra várias sugestões de votos pra copiar e algumas dicas para criar os seus próprios. Já li várias dessas, mas as melhores estão neste post do A Practical Wedding, que saiu esta semana!

Traduzo os conselhos da autora:

Decidam se querem escrever os votos juntos. Qualquer decisão que vocês tomarem será a decisão certa. Meu marido e eu gostamos de surpreender um ao outro -- e também somos um pouco competitivos, então, foi divertido contar com o elemento-surpresa. Foi um pouco como embrulhar um presente pra ele. Um amigo meu, por outro lado, ficou chateado porque achou que seus votos não ficaram tão bons quanto os da esposa. É bom levar em conta que tipo de pessoa você e seu parceiro são, e se o elemento-surpresa seria realmente divertido, ou se seria somente uma fonte de estresse pra vocês.

Se decidirem não escrevê-los juntos, considerem eleger uma estrutura que ambos possam usar como ponto de partida. Não é má idéia ter certeza de que vocês estarão se prometendo coisas semelhantes. Michael e eu decidimos usar a frase "eu prometo" como uma estrutura global e terminar com "muito obrigado por casar comigo." Isso nos deu um bom ponto de partida, além de continuar permitindo que usássemos nossas próprias vozes.

Estipulem um número máximo de palavras. Às vezes, é bom ter alguma restrição (...). Nós combinamos um máximo de 150 palavras. Isso nos tranquilizou, porque era uma garantia de que não faríamos nossos convidados terem de aguentar trinta minutos de votos.

Detalhes, detalhes. Todo workshop de redação criativa vai te dizer que a boa redação está nos detalhes, nas especificidades que falam sobre uma verdade maior, universal. Não é má idéia aplicar isso aos seus votos. Eu me concentrei em algumas coisas que achava que simbolizavam o nosso relacionamento e escrevi meus votos a partir delas. (...) Algumas sugestões de por onde começar: Quais são as pequenas coisas que o seu parceiro aprecia em você? Como isso representa o relacionamento de vocês? E o principal: Existe algo em que você possa trabalhar para construir um relacionamento ainda melhor, mais saudável? (...)

Lembrem-se que os votos são, em última análise, só para vocês dois. Se você gosta de fazer gracinhas, estou aqui para dizer que tudo bem se seus votos forem um pouco bobinhos ou engraçados. Ou, se você preferir escrever tudo numa única linha, tudo bem, faça assim. Quer dizer seus votos em ritmo de rap e vestindo roupa de mergulho? Se o seu parceiro não se importar, vai fundo. Seus votos nem precisam parecer votos, você pode escrever um ensaio, um soneto ou fazer um improviso descolado. Os votos devem ter a sua cara, especialmente se incluirem suas promessas ao seu parceiro. De todos os dias da sua vida, você não vai querer parecer outra pessoa justo nesse.

E se você começar a pensar "e se os meus votos não forem bons o suficiente?", pode dar uns tapas na própria cara.

"Er, querida, acho que era pra gente escrever nossos próprios votos, e não os votos do outro."
 
Obs.: Não se esqueça de votar na nova enquete, ali na coluna direita! >> Valeu! :D

Um comentário: