Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O FAQ

Noivo e eu temos recebido muitas perguntas dos nossos estimados convidados a respeito da confirmação de presença. Por isso, elaborei um pequeno FAQ ("Frequently Asked Questions", ou "Perguntas Frequentemente Perguntadas"!), bem passo-a-passo, para orientar nossos amiguinhos! =D


Parte 1: Sobre Convites e Convidados

Pergunta 1: OMG! Recebi um convite! O que eu faço?
Resposta: Abra e leia com atenção! Eu sei que ele é um luxo só, mas tente não se deixar deslumbrar pelo meu talento como designer. Absorva o texto. Abra o envelopinho dentro dele: lá, você vai encontrar o convite individual (vulgo vale-empada), que contém todas as informações necessárias pra você não ficar desorientado: data, hora, local e instruções para confirmação de presença. No verso tem até mapa para o Renascença! Ele foi elaborado assim para que, no dia do casório, você não precise levar o convite maior: leve só o convitinho, que ele já diz tudo!

Pergunta 2: Pode parecer meio "dã", mas como sei quem está sendo convidado?
Resposta: Não se preocupe, dá pra se confundir mesmo, se você não tem tanta familiaridade com o protocolo de convites de casamento! O convite pode vir destinado apenas a você, a você e a alguém mais ou a toda sua família. Como saber exatamente quem está sendo convidado? Vejamos:

Situação a: Só tem o seu nome no convite - Em princípio, ele é só pra você. Porém, verifique quantos convites individuais ele contém. Se forem dois, é um pra você e um para seu acompanhante (geralmente, seu namorado). Se for apenas um, é só pra você mesmo.

Situação b: Tem o seu nome e o de mais alguém - Ele é pra você e para a outra pessoa nomeada.

Situação c: Tem o seu nome seguido de "e senhor/a" - É pra você e pro seu cônjuge. Você deve encontrar dois convites individuais no envelopinho.

Situação d: Tem o seu nome seguido de "e família" - É pra você e pra sua família. Você deve encontrar tantos convites individuais quanto o número de membros da sua família.

Pergunta 3: Quem é minha família?
Resposta: Via de regra, "família" significa todas as pessoas que moram na sua casa. Sua mãe, seu pai, seus irmãos etc (atenção ao termo: "pessoas", ok? Infelizmente, o Renascença não permite a entrada de animais). Veja também a pergunta 5.

Pergunta 4: Meu convite veio só com o meu nome. Posso levar outra pessoa comigo?
Resposta: Depende. Se o seu convite for destinado apenas a você, mas vier com dois convitinhos, o segundo é para o seu acompanhante (geralmente, seu namorado, mas pode ser também um membro da sua família, conforme previamente combinado conosco). Pode levar, que ele está convidado também!

Pergunta 5: Meu convite veio endereçado à minha família. Posso levar meu namorado/ficante/peguete?
Resposta: Se ele morar na sua casa, pode sim, inquestionavelmente. Se não morar, conte o número de convites individuais. Na sua casa moram três pessoas, mas vieram quatro convitinhos? O quarto com certeza é pro seu acompanhante.

Pergunta 6: Meu namorado (ou acompanhante de preferência) foi convidado (ou seja, tem um convitinho pra ele), mas não pode ir. Posso levar outra pessoa?
Resposta: Bem... hmm... como dizer isso?... Não. =P O segundo convitinho é pro seu companheiro, somente.

Pergunta 7: Não recebi convitinho pra um acompanhante, mas quero levar alguém. Como faço?
Resposta: Fale com a gente! Entenderemos que você queira levar mais alguém, principalmente se for seu namorado. Mas, atualmente, nossa resposta para o pedido de convitinhos extras é: por favor, aguarde até umas duas semanas antes do casório, quando teremos uma noção melhor de quantas pessoas comparecerão e quantas mais poderemos convidar. Caso não seja possível conseguir seu convitinho extra, pediremos seu perdão e sua compreensão. Infelizmente, temos que estabelecer um limite para o número de convidados.

Pergunta 8: Meu convite veio endereçado a mim e a meu cônjuge, mas quero levar meus filhos. Pode?
Resposta: Bem... de novo... não. =p Este é mais um caso no qual contamos com sua infinita compreensão para o problema do número-limite de pessoas.

Resumindo esta parte: confie nos convitinhos!

Tendo esclarecido quem está sendo convidado, você vai passar agora para a

Parte 2: Sobre a Confirmação de Presença!

Pergunta 9: Pra que serve confirmação de presença?
Resposta: Para que possamos definir a quantidade de mesas, cadeiras, comida e bebida, entre outras coisas! É muito importante (para o nosso bolso) que você confirme sua presença!

Pergunta 10: Já me convenceu! Mas como eu confirmo presença?
Resposta: Todas as informações estão no seu convite individual. Você pode ligar no número de celular indicado nele (que, aliás, é da Taís, nossa cerimonial), ou acessar a página "Confirmação de Presença" do blog, bem ali na coluna superior direita, na seção "Para Convidados". Basta preencher o formulário e clicar em "enviar" ou "submit".

Pergunta 11: Posso confirmar a presença do meu acompanhante ou de outros convidados?
Resposta: Pode sim (mas primeiro leia as perguntas anteriores sobre acompanhantes, ok?). No formulário do blog, você encontrará a pergunta "Deseja confirmar a presença de outro(s) convidado(s)?". Se for o seu caso, clique em "sim" e, no campo abaixo, nomeie o(s) convidado(s) cuja presença você quer confirmar. Assim, uma pessoa pode confirmar a presença da família toda, olha que prático!

Pergunta 12: Se eu não puder ir, o que faço?
Resposta: Não precisa confirmar presença, mas seria útil nos informar que não poderá comparecer.

Pergunta 13: E se eu confirmar presença e depois não puder ir?
Resposta: Por favor, nos avise, para que possamos alterar a lista de confirmação!

Tem alguma dúvida que não foi respondida aqui? Conta pra mim! Posta nos comentários, manda por e-mail, telefona! Só não confia no transmimento de pensação, porque minha telepatia é péssima!

Valeu! =D

Um comentário:

  1. Nossa que post "mais melhor de bom" hehe
    Sempre quis publicar algo do tipo mas nunca encontrava as palavras corretas para não ofender.
    Posso copiar no meu blog? pode deixar que coloco a referência.
    Adorei!
    noiva.tatah@gmail.com

    ResponderExcluir