Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Igualdade


Desde semana passada, vivemos num país um tiquinho mais civilizado. No último dia 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, isso significa que as regras válidas para relações estáveis entre homens e mulheres valerão também para os casais homossexuais.

Não é, ainda, o casamento civil, mas é um passo importante até lá, porque se trata de reconhecimento de direitos dos casais que vivem juntos. Agora, os homossexuais podem receber pensão alimentícia, ter acesso à herança do companheiro em caso de morte, ser incluídos como dependentes nos planos de saúde, adotar filhos e registrá-los em seus nomes, e otras cositas más. Ou seja, os gays finalmente têm o direito de formar suas próprias famílias! Gente, isso me deixa muito, mas MUITO feliz! Como é bom ver o nosso país evoluindo na direção de uma nação mais igualitária e menos preconceituosa!

Disse a ministra Ellen Gracie, durante a votação: "O reconhecimento, portanto, (...) desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida". Que mulher sensata! É bom ver os responsáveis pela justiça tomando atitudes justas, pra variar.

Faz um tempinho, eu comecei a flertar com a idéia de incluir uma passagem sobre o casamento gay na minha cerimônia. Vi alguns textos sobre o assunto e achei uma ótima idéia. Quem sabe, num futuro não muito distante, manifestações assim não precisem mais existir, porque todo mundo vai ter entendido que a dignidade é casada com a igualdade de direitos.


Aico-aico-aico, e viva o Estado laico!

2 comentários:

  1. Elisinha, you're my hero! Achei super digno este post! Sem dúvida, foi um grande (primeiro) passo dado pelo Brasil em direção à efetivação de direitos que já vinham há muito tempo sendo ignorados. Como vc disse, é bom saber que os responsáveis pela justiça estão tomando atitudes justas! Enquanto assistia ao julgamento, passava pela minha mente que se este julgamento tivesse acontecido na Câmara ou no Senado, a unanimidade dificilmente teria seria atingida e, pior, o resultado não seria nada favorável. Ainda vejo que a realidade, sobretudo na Câmara dos Deputados, é de um bando de "peão ignorante e desEnformado" =p Por isso, falo que se o julgamento do STF tivesse ocorrido em umas das Casas Legislativas, os homossexuais teriam sido, mais uma vez, ridicularizados. Por fim, o que mais me chamou atenção nos discursos dos ministros foi a reincidente declaração de que a extensão de direitos a homossexuais não fere nem prejudica direitos de mais ninguém! Aico-aico-aico, e viva o Estado laico![2]

    ResponderExcluir
  2. Oi, querido! Não podia deixar passar em branco esse momento histórico, né? É uma conquista não só para os homossexuais, mas para toda a nação brasileira! Nosso país está amadurecendo, apesar dos fósseis vivos que frequentam o Congresso Nacional.
    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir