Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Diplomacia

Não tenho nada contra receber sugestões para o casamento. É até legal ver que outras pessoas pensam no assunto, além de nós. O problema é quando os outros não entendem que nós não somos obrigados a acatar essas sugestões!

Você teve uma idéia ma-ra-vi-lho-sa pra entrada do nosso cortejo? Que ótimo! Só que nós podemos, por diversos motivos, não achá-la tão mara assim. Quer ser nossa consultora de moda/etiqueta/gastronomia/entretenimento? Obrigada, mas preferimos seguir nossas opiniões e nosso gosto pessoal. Acha um escândalo o noivo não usar aliança? Pode tentar obrigar o seu a usar, mas o meu vai manter os dedos peladinhos.

Tenho que lidar com muitos momentos assim. Algumas pessoas acham o meu casamento modernoso demais, enquanto outras acham tradicional demais. Já recebi questionamentos sobre tudo, TUDO: desde a cor do vestido até a música da festa, passando pelos nomes nos convites e os sapatos do noivo.

Acontece que minha veia diplomática não é muito forte. Então, quando vêm essas "orientações" sobre o que EU deveria fazer no MEU casamento, a vontade é de responder com uma dessas três opções:

“De quem é o casamento mesmo?... Ah, lembrei, é meu. Não é seu. Que pena, né? Mas não fica triste, aposto que o seu vai chegar logo, daí você vai poder fazer o que quiser com ele.”

“Olha, eu vou fazer o que me der na telha, não importa o quanto você insista em criticar. Suck it up, babe."

“Larga de ser intrometido e limite-se a comparecer e festejar no dia, ok?”

But... não quero ferir os sentimentos de ninguém. E é aí que entra o Offbeat Bride e seu excelente artigo "Resolução de conflitos copie-e-cole: Como dizer 'vai à m&rda', 'eu te amo' e 'fim de papo' ao mesmo tempo", com modelos de respostas bem mais afáveis, porém ainda firmes, para esse tipo de situação:

“É muito legal ver que você está tão interessado/a nos preparativos. Mesmo assim, espero que seja capaz de respeitar que meu parceiro e eu estamos pensando muito sobre o que fazer para que o nosso casamento reflita a nossa relação e os nossos valores. Espero que você possa confiar na nossa capacidade de fazer o que nós sentimos que é melhor para nós.”

"Que bom que você sente que pode conversar comigo sobre suas idéias para o meu casamento! Eu adoooro ouvir todas essas idéias diferentes de amigos e familiares. Acho que você vai ficar animado ao ver o que nós faremos."

"Sinto muito em saber que você está chateado com minha decisão de [preencha a lacuna] no meu casamento. Espero que você entenda que esta foi uma decisão que meu companheiro e eu tomamos com muita seriedade, depois de pensar bastante em como poderíamos fazer do nosso casamento um reflexo do nosso relacionamento. Eu gostaria de poder mudar a forma como você se sente, mas respeito que todos nós tenhamos opiniões diferentes sobre casamentos ... E espero que você saiba que, apesar desta discordância, isso não muda o quanto eu te amo. Estou muito ansiosa pra te ver [no nosso casamento/outra hora/whatever]."

Tudo que eu sei sobre resolução de conflitos, aprendi nos animes.

"Puxa, muito obrigada por compartilhar suas idéias comigo. Parece que você está tão animado quanto nós! Meu parceiro e eu acreditamos fortemente no trabalho em conjunto para dar forma a um casamento que reflita nossa identidade, e eu com certeza vou lembrar das suas idéias durante as discussões do planejamento."

"Muito obrigada por todas as suas sugestões sobre o nosso casamento. Nós decidimos fazer algo um pouco diferente, mas mesmo assim quero que você saiba que pensamos muito sobre nossa decisão e que a sua opinião foi muito valiosa para nós. Muito obrigada de novo. Mal podemos esperar para ver você lá, comemorando junto conosco!”

Bem mais light, né? Agora só preciso decorar essas falas!

2 comentários:

  1. Mozinho! Também tá tendo que decorar suas falas, né? =p

    ResponderExcluir
  2. Querida, ainda bem que eu não sou uma das que está enchendo sua paciência... Mas, acho que vc precisa relaar, é normal as pessoas ficarem enchendo mesmo. Eu sei que vou escutar até pq quero um casamento muito diferente. E isso perturba a cabeça dos tradicionalistas, então tenho 2 sugestões: Ioga ou um rolo de macarrão...

    ResponderExcluir