Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

As Ciladas

Estamos na época das feiras de casamentos. Aqui em Brasília, já rolou o Noivas e Eventos, no início do mês. Foram quatro noites de exposição, com desfiles, palestras, brindes e quilos de panfletos distribuídos. Daquia pouco é a vez do Luxo de Festa, que deverá seguir o mesmo esquema.

Não sou muito de dar conselhos, porque não acho que sei o que é melhor pra todo mundo. Mas hoje vou abrir uma exceção. Noivinhas (e noivinhos): NÃO VÃO A ESSAS FEIRAS. Sério, na moral. Não vão. É UMA CILADA!

"Ah, não, Elisa! Essas feiras são mega úteis pra conseguir contatos e conhecer os profissionais do mercado! Além disso, tem desfile de vestidos! <3<3<3"

Noiva-símbolo (desculpem, não conheço a dama).
Ô, bem. Você tem razão, mas tá olhando a coisa pelo lado ingênuo. Eventos como esse têm um alvo: o seu coraçãozinho deslumbrado. O objetivo é, sim, proporcionar o encontro com o maior número possível de profissionais casamenteiros, mas não pra te ajudar, e sim para criar desejos em você.

Explico: você sabe que o casamento é, fundamentalmente, feito de desejos, né? Ninguém precisa casar. Basta morar junto uns aninhos pra ter união reconhecida legalmente. As pessoas casam porque querem, porque desejam, porque sonham. Essa diarréia das nossas carteiras na fase dos preparativos tem como único motivo a realização das nossas fantasias. E tudo bem! Não tenho nenhum problema com gastar dinheiro pra realizar meus sonhos! É pra isso que dinheiro serve, ou não? (Bem, também serve pra garantir a nossa sobrevivência, mas, resolvida essa parte, o que sobra é pros desejos.)

Mas é aí que entra a estratégia da famigerada indústria do casamento. Sabendo que tudo é questão de querer, ela (a indústria) se esforça para plantar o maior número de desejos possível nas cabecinhas casadoiras. Experimenta: pega o conceito inicial do seu casório, guarda e vai a uma dessas feiras. Eu te desafio a sair de lá achando que ele ainda tá bom demais. Depois de ver a orquestra sinfônica de músicos fantasiados, as lagostas gigantes servidas em cubas de cristal,  as limusines e carruagens, os bolos obras-de-arte, a papelaria super sofisticada e combinandinho (identidade visual é muito importante, queridinha, já tinha pensado nisso?) e toda aquela enxurrada de apetrechos e serviços não-fundamentais, mas OMG!-tão-maneiros, duvido que você não acrescente nada à sua lista de desejos.

Apresentação da orquestra da Toccata.

E, é claro, com grandes desejos, vêm grandes despesas. Cada profissional vai fazer de tudo pra te convencer que vale a pena você aumentar seu orçamento pra incluir o produto dele, porque, afinal, "é o seu dia", "você merece", "o casamento tem de ser do jeito que você quer", "você tem que causar algum impacto nos seus convidados", "você não quer se arrepender de não ter feito isso, quer?".

Então, fofinhas (e fofinhos), ouçam a titia: se conseguirem segurar a curiosidade (e a vontade de fazer um programa noivístico), passem longe das feiras de casamentos. Sua sanidade e seu bolso agradecem!

6 comentários:

  1. Comecei não concordando com vc, no meio concordei e terminei não concordando kkkkkkkkkkkkk
    No início nossa ideia era casar ao ar livre e fazer uma feijoada pra comemorar, não sei te dizer se por culta das feiras ou não mas nosso casamento tomou ooooutra proporção mesmo rs...
    Acho que não precisa deixar de ir nas feiras, mas é só ir psicologicamente preparada (sei que é difícil).
    Beijoooo e se vc não conseguir resistir ao Luxo de festa nos encontramos lá :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tatah! Eu imaginei que muitas pessoas não concordariam comigo nesse assunto. Não faz mal, aliás, é até bom. Se todas concordássemos em tudo, nossos casamentos seriam todos iguais. =p
    Realmente, como você falou, o difícil é se armar contra essas feiras e todas as suas tentações. É por isso que eu prefiro não frequentá-las. =p
    Beijos e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Tia Elisa, tenho 3 dúvidas...
    Primeiro: Minha decoradora disse que eu tenho que definir um tema de casamento antes de qualquer coisa, eu escolhi Friends. (ela é maluca?)
    Segundo: Quero fazer um casamento estilo americano, do lado do noivo só os padrinhos (só homens) do meu lado só as Bridesmaids, como falar com as esposas dos padrinhos que elas não vão entrar na Cerimonia, vão ficar sentadinhas?? (já escolhi as cores das madrinhas vai ser lavanda, igual a Julia Roberts no Casamento do Meu Melhor Amigo).
    Terceiro: Quando eu mando os " save the date"...
    Obrigada, pelos conselhos!!

    ResponderExcluir
  4. Sobrinha Ana, tenho 3 respostas:
    Primeira: Precisa ter tema? Não precisa. Você quer que tenha um tema? Escolha um! Eu já vi casamento com todos os temas imagináveis: anos 80, Renascença, medieval, videogame, zumbi, cinema mudo, biblioteca, Hello Kitty... Vai do seu gosto. Seu tema pode até ser "meu casamento", que tal? =p
    Segunda: Os padrinhos são seus ou do noivo? No estilo americano, os homens são do noivo e as mulheres, da noiva. Se for o caso, é só seu noivinho explicar pros amigos dele que você me explicou: que o noivo terá só padrinhos homens e a noiva, só madrinhas mulheres. As esposas podem ficar chateadas? Podem, se quiserem. Mas a única coisa que você pode fazer é explicar seus motivos e esperar que elas entendam.
    Terceira: Bom, eu mandei os meus Save the Date's com muita antecedência, porque tenho muitos convidados de fora, e porque meu casamento vai ser numa sexta-feira, e as pessoas têm que se programar. Se não tiver nenhum desses problemas, pode mandar com 6 a 4 meses de antecedência, que tá bom demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tia Elisa,

    Acho que vc deveria ter uma coluna: Tia Elisa responde... Rs!
    Como eu vou casar de manhã num sábado, mando então os Save the Date's com antecedência? Como aconselho a mulherada sobre a moda para os casamentos de Dia? No Site www.fulanaefulano.com que vou fazer posso falar disso, sem ser ridículo?

    ResponderExcluir
  6. Sobrinha, eu também acho que deveria ter essa coluna, mas precisaria de pessoas dispostas a lê-la. =p
    Bom, sábado de manhã é mais tranquilo do que sexta à noite pros convidados. Então, eu mandaria no prazo normal mesmo, de 6 a 4 meses antes da data. Eu acharia ÓTIMO ter umas dicas de vestimenta pra ocasião. O lance é fazer isso de um jeito que não seja impositivo. Experimenta fazer uma página chamada "Quer dicas do que usar? Clique aqui", ou qualquer coisa assim, no seu site. Assim, fica só uma oferta simpática de ajuda e não parece que você não confia no senso de moda dos seus convidados. =p

    ResponderExcluir