Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Saga da Música

Posso não ter Saga do Santuário nem Saga do Freeza (referência otaku, não se sinta obrigado a entender), mas pelo menos tenho A SAGA DA MÚSICA: Em Busca de uma Banda que Tope Tocar Músicas de Anime em Casamentos em Brasília!!!!

"Buá! Ninguém quer tocar minhas músicas! ;_;"
É isso aí. Foi uma busca longa e difícil, como a peregrinação daquelas aspirantes a atriz de Hollywood que passam de porta em porta de estúdio tomando "nãos" e desculpas esfarrapadas na cara. Mas, no final, um estúdio filantrópico e intrépido me acolheu!

Mas deixa eu contar a história desde o começo.

Muitas pessoas contratam a banda que vai tocar no seu casamento com alguns meses de antecedência, mas só mais tarde é que vão definir o repertório musical. Comigo, teve que ser ao contrário. Há bastante tempo eu sabia que, na nossa cerimônia de casamento, a trilha sonora tinha que ser diferente. Por mais belas que sejam, músicas tradicionais como Jesus Alegria dos Homens, Pompa e Circunstância, Sinfonia n. Tal e até mesmo a Marcha Nupcial não têm muito a ver com a gente. Quer dizer, por mais que sejam boas e adequadas, não fazem parte das nossas vidas. Eu sempre quis usar, para a minha cerimônia, músicas que o noivo e eu tivéssemos nos nossos iPods!

Assim, me dispus a selecionar aquelas que eu considero mais bonitas e apropriadas para a ocasião. Não havia definido que usaria "músicas de anime"; o critério mais importante para a escolha foi apenas o gosto pessoal. Mas claro que as nossas preferências acabaram dando numa lista de músicas, em sua maioria, japonesas...

Munida dessa lista, o próximo passo era encontrar uma banda que se dispusesse a fazer os arranjos e a tocá-las no nosso casamento! Minha primeira abordagem foi mandar um e-mail para os seguintes grupos brasilienses:

E aí, vamos tocar no casório da Elisa??
Violino e Cia.
Toccata
Affinato
Sonata
Capim Cereja
Minueto
Magda Rocha
Grupo Entrada
Som que Toca
Surreally
Músicos Associados

...e possivelmente alguns outros de que não me lembro agora. =p



No e-mail, pedi orçamento para uma pequena formação musical (incluindo violino e teclado) e expliquei que as músicas que gostaria de usar para a cerimônia não constam do repertório normal de casamentos, sendo necessário fazer os arranjos a partir das originais.

As respostas que recebi, inicialmente, foram de dois tipos:

Resposta 1 (geralmente um e-mail-padrão): oferecia os serviços da banda e contava que eles possuíam um vasto repertório de mais de xxx músicas para eu escolher.
Resposta 2: pedia que eu enviasse as músicas para que fosse avaliada a possibilidade de fazer os arranjos.

Eliminei os que mandaram a Resposta 1 (um pouco mais da metade das opções) e mandei as músicas que queria para os da resposta 2, pedindo a opinião deles sobre minhas escolhas.

Aqui, recebi três tipos de reações:

Reação 1: não responderam mais.
Reação 2: responderam dizendo que não podiam fazer os arranjos.
Reação 3: respondeu dizendo que era possível fazer os arranjos e fazendo considerações sobre as músicas.

Observe que o texto da Reação 3 está no singular. =p Isso porque, de todos aqueles grupos lá do começo, apenas um concordou em tocar as músicas que eu queria: o Capim Cereja. Vida de noiva otaku não é mole, não. Rola muito preconceito no meio, os serviços não estão adaptados pra gente...

Então marquei uma reunião com a Diana, do Capim Cereja. Ela logo me atendeu perguntando se eu ia casar vestida "a caráter" (ou seja, de cosplay; e não se preocupem, otakufóbicos, a resposta é "não" =p) e me mostrando que a pasta onde estavam minhas músicas no computador dela se chamava "Músicas casamento Naruto". Ri demais. XD (O noivo ficou pra morrer quando ficou sabendo disso: sentiu-se desmoralizado em sua "não-"otakice. XP)

Conversamos sobre o que eu esperava dos arranjos. Como ela já tinha dado sua opinião de profissional experiente por e-mail, foi muito fácil chegarmos a um acordo. Ela me passou o orçamento (não exatamente barato, mas nenhum número estratosférico) e eu fui pra casa... triste.

Não que eu não tenha gostado do atendimento ou da proposta do grupo, pelo contrário. O que me desanimava era me ver numa situação na qual eu não tinha opções: ou fechava com o Capim Cereja, ou não tinha banda pra tocar no meu casamento. Eu queria pelo menos poder comparar dois orçamentos, poxa.

Foi nesse ponto que ouvi falar do Fernando Sanglard. Ele é músico, trabalha em casamentos, e fiquei sabendo que faz arranjos. Então, resolvi mandar pra ele o primeiro e-mail que mandei pra cambada de grupos do começo da saga. Ele me respondeu muito simpático e eu já fui mandando minhas músicas pra ele ouvir. A resposta?

"Toca Suzumiya! Uhuu!"
"Oi Elisa,
Então... bem diferentes as suas músicas !!!"
Não me diga, fofo.
Depois ele passou a listar uma série de dificuldades que teria para fazer os arranjos (na verdade, a real é que ele não faz os arranjos, mas pega as partituras na internet; saída muito difícil no meu caso. Eu teria que pagar outra pessoa para fazer as partituras.) Mas, como ele disse, "sonho é sonho né ???"
Sinceramente, gostei muito mais da atitude da Diana, que não botou problemas e se prontificou a tocar o que eu queria, sem questionar.

Assim, por eliminação mesmo, fechei contrato com o Capim Cereja. Um final feliz, mas meio morno para a minha saga.

----

Obs.: Otakufóbicos, não se desesperem: o Capim Cereja só vai tocar na cerimônia. A festa será embalada por um DJ tradicional, que veio no pacote do aluguel do Renascença. Eu queria contratar uma banda de músicas otakus pra festa, mas não deu. =(

7 comentários:

  1. Hum... e não tentou ver o preço de alguma banda de são paulo?
    Sei lá, pode ser que ache alguém lá e saia num preço que dê....

    ResponderExcluir
  2. O problema é que o Renascença não aceita banda... =( Senão, eu chamava mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Esse povo toca qqr negócio?
    Interessante!

    ResponderExcluir
  4. Ó, Ana, quando eu fui lá, adivinha que vídeo eles me mostraram? Do seu irmão!!! Huahuahaua, eu tava com a Marcela, a gente ficou vendo, meio que reconhecendo as pessoas, daí passou você! Foi muito engraçado! Brasília só tem 3 pessoas mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Tem o meu vexame, em vídeo??? O do buque...
    huahuahuahuahuahuahua

    Mas, foram os mesmos músicos que orquestraram o casamento do Christian?
    Se forem são excelentes, pq minha mãe é muito chata! E ela gostou.

    ResponderExcluir
  6. São eles mesmo! Mostraram a hora das assinaturas e da saída! Apareceu todo mundo, você, sua mãe, seu avô... foi muita coincidência! Eu gostei bastante deles também!^^

    ResponderExcluir