Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Pressupostos

Vestido de noiva, penteado de noiva, bolo de noiva e animalzinho silvestre de noiva... Oi?

Eles abundam no universo casamentício, e não apenas por ser um ritual permeado de tradições (reais e inventadas). Também há pressupostos criados pela famigerada indústria do casamento, que enriquece com eles.

Parece que muitas pessoas (tá, vou dizer, mas, por favor, não me chame de machista) e, principalmente, muitas mulheres, regridem quando viram noivas. Ficam bobas. Bobas e sem opinião. Senso crítico? Capacidade analítica? Muita mulher inteligente em condições normais de temperatura e pressão perde tudo isso quando marca a data do casamento. Mas, não sejamos injustos, o meio e as circunstâncias favorecem essa mudança. De repente, todo mundo, desde os pais e amigos até as revistas e programas televisivos (e, sim, também os blogs) joga um monte de regras e expectativas em cima de você. Pra todo lado que você olha, a mensagem é a mesma: casamento é pra ser feito assim, noiva é pra parecer assado, cerimônia é pra ser cozida.

Fico (meio; não muito; bem pouco) surpresa que no Brasil não exista uma voz alta o suficiente que questione as regras, as imposições e as "tradições" matrimoniais. Brasileiro é um povo muito ligado nas aparências e nas formas de bolo da vida.

Com cinco meses de planejamento, eu já ouvi muitas afirmações supostamente inquestionáveis, vindas de pessoas conhecidas ou de mídia casamentícia:

"É claro que você vai querer deixar seu cabelo crescer pro seu casamento, pra você poder fazer um penteado de noiva liiiiiiiiindo."
Ah, é? E se eu gostar mais de mim de cabelo curto? E se meu ícone de estilo for a Audrey Hepburn? E se eu não gostar desses penteados "de noiva", que normalmente são aqueles presos em mechas ondulantes milimetricamente coladas na cabeça? E se eu não for apreciadora de escultura capilar?Vou ser menos noiva?

"É claro que você vai querer convidar a pessoa X que você mal conhece, porque ela sempre dá presentes caros."
E se eu quiser celebrar meu casamento somente ao lado dos meus entes (verdadeiramente) queridos? Eu sei: que idéia maluca, quem iria querer isso? Não faz o menor sentido. Ou faz?

"É claro que você vai querer usar salto alto no seu casamento, porque te fará parecer mais magra."
E se eu (GASP!) me achar bonita do jeito que eu sou ("Ela é demente! Tragam a camisa-de-força!")? E se eu preferir usar salto baixo, que tem a vantagem de ser muito mais confortável e permitir que eu dance com ele a noite inteira sem machucar meus pezinhos? E se eu simplesmente não gostar de salto alto? E aí?

"É claro que você vai querer fazer uma dieta e/ou tratamentos de beleza pro seu casamento."
Veja primeira frase da resposta acima. Eu sei, parece loucura, mas e se eu sinceramente me sentir bem com a minha aparência normal? E se eu quiser que o meu noivo me veja do jeito que eu sou e do jeito que eu sempre fui?

"É claro que você vai querer alianças de joalheria lindas e caras."
E se eu não gostar de jóia (já me perguntaram se eu não era mulher quando disse isso)? E se eu não quiser gastar $$$ com isso? E se eu não me importar de usar um anel de latão? E se eu conhecer a ligação entre pedras preciosas e terrorismo?

Mulheres inteligentes, hello? Não vamos largar o raciocínio em casa só porque agora somos ***noivas*** ou amigas de ***noivas***, né? Afinal, se chegamos até aqui, é porque devemos ser adultas e capazes de tomar decisões sensatas. Do contrário, não estaríamos prontas pra casar. Né?

2 comentários:

  1. Oi. Vou me casar na mesma época que você e queria dizer que achei seu blog muito legal, porque fala do casamento de um jeito próprio e divertido. A maioria é muito padrão e muito chata, e planejar o casamento de deixou com ojeriza das "tradições" de casamento que os prestadores de serviço empurram em todo mundo. Acaba uma coisa meio China socialista: mesma roupa, mesmas músicas, mesma comida etc etc. Enfim, faça um casamento bem legal e otaku.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carolina! Que bom que gostou do blog, fico feliz que mais alguém compartilhe comigo a opinião de que, às vezes, o "padrão" não serve pra todo mundo. No Brasil, as pessoas são muito apegadas às tradições (antigas e novas) e muitas têm aversão ao diferente. Eu devia andar com uma Polaroid na bolsa, pra captar as caretas dos outros na hora que falo que não pretendo usar aliança, por exemplo.
    Muito obrigada pelo comentário, e que nós duas tenhamos o casamento dos NOSSOS sonhos!

    ResponderExcluir