Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Época

Eis aqui uma pequena preciosidade: scans do capítulo sobre noivado e casamento de um livro de etiqueta britânica de 1895. Infelizmente, além de estar em inglês, as imagens são um tanto pequenas. Então, traduzi meus trechos preferidos, pra pensarmos um pouco sobre como tanta coisa pode mudar em tão pouco tempo, mesmo no universo das tradições. Ler textos como esse me dá a sensação de que, na nossa época, (quase) tudo é possível: casar, não casar; usar branco, usar vermelho; jantar, não jantar; dar presente, não dar presente, ter cabelo loiro, ter cabelo rosa...

E me dá um alívio perceber que as pessoas hoje são (um pouco) menos intolerantes e menos preocupadas com o que "a sociedade" vai pensar.





"O namoro é uma daquelas crises [?] no decorrer da vida em que é impossível agir pelas regras, e quando o sentimento e o bom-senso frequentemente são os melhores conselheiros. Nenhum homem sábio enfastiará uma senhora com o excesso de sua presença, sob pena de ser considerado um chato. Nenhuma mulher bem-educada receberá as atenções de um homem - por mais aceitáveis que sejam - de forma ávida demais, nem agirá com tanta reserva que seja totalmente desestimulante para ele. É perfeitamente possível para uma mulher demonstrar que tal e tal pretendente não lhe é desagradável sem de fato encorajá-lo. [#comofaz?] É igualmente possível a um homem demonstrar atenção, e mesmo assiduidade, até um certo ponto, sem se tornar um amante."

"O homem que faz uma oferta de casamento deve sempre lembrar-se de que é um peticionário. Casamentos desiguais são desaconselháveis, mas, caso a dama seja muito inferior ao homem no nascimento, na fortuna ou na posição, o amante deve ainda ter em mente que está pedindo a ela sua liberdade [!], sua obediência [!!], seu companheirismo por toda vida, que está lhe pedindo todo o seu ser [grifado no original. Holy $#!t! Eu não sabia que tinha concordado com tudo isso! Se bem que... fui eu quem pedi, então o noivo é que se comprometeu, né? =D]. Ele deve pedir com humildade e receber com gratidão."

"Suponhamos que ele seja aceito. (...) Ele deve demonstrar o máximo respeito para com cada membro da família da dama, não devendo de forma alguma agir como se já se considerasse um membro dessa família, ou aventurar-se a ser de qualquer forma indevidamente familiar. [como diz minha mãe: genro não é família.]"

"Certamente é desnecessário dizer que quaisquer tentativas de induzir à familiaridade não devem jamais ser toleradas [claro, é um absurdo pensar que noivos devam ter intimidade. Afinal, pra que o contato?] (...). Todas as demonstrações públicas de devoção devem ser evitadas, pois tendem a diminuir o respeito mútuo , e tornam os atores ridículos aos olhos dos outros [qual é o embasamento científico para essas afirmações?]. É perfeitamente possível para um homem demonstrar todas as atenções possíveis para com sua dama, e ainda assim evitar cometer a menor ofensa contra a delicadeza ou o bom-gosto."

"As damas devem ter em mente que nada faz murchar tão completamente a admiração de um homem quanto a falta de asseio da mulher que ele ama. [muié com chulé não dá!] (...) Ele, por seu lado, deve ser cavalheirescamente adaptável aos gostos dela: deixar de fumar ou cortar outros hábitos aos quais ela faça objeção, e, acima de tudo, não prestar atenção excessiva a outras mulheres [gostei dessas dicas, por mim não mudava nada até hoje!]."

"Uma dama muito jovem deve ter damas-de-honra da sua idade, mas uma noiva que não esteja mais em sua meninice deve escolher damas-de-honra que não a façam parecer velha e feia em comparação [ahuahuaahuahua nenhuma das minhas amigas vai me escolher pra madrinha!]."

"Durante a cerimônia, deve ser exibido perfeito auto-controle por todas as partes: nada é mais ridículo do que mostras de sentimento em público [você tem emoções? Que patético]. Pessoas que não têm auto-controle fariam melhor em ficar em casa [posso escrever isso nos convites?]."

"O noivo geralmente presenteia cada dama-de-honra com alguma quinquilharia elegante [?], que deve ser a melhor de sua espécie. Nenhuma distinção deve ser feita entre os presentes. O noivo normalmente presenteia a noiva com algum artigo útil e caro [pra mim qualquer porcariazinha tá bom, viu, noivo? Uma Ferrari, uma Jacuzzi, uma casa de campo...]."

Um comentário:

  1. Ow.. chocante hein....
    A parte "que está pedindo a ela sua liberdade [!], sua obediência [!!], seu companheirismo por toda vida, que está lhe pedindo todo o seu ser ".. Foi pesada hein... TODO SEU SER??? SAI FORAAA!!!!!!!!!!! O SER É MEU E SÓ MEU!!
    ahahahah

    ResponderExcluir