Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

terça-feira, 15 de março de 2011

O Vídeo


"A filmagem é indispensável em qualquer casamento, o  brilho do vestido da noiva, o enfeite do bolo, o laço do buquê. Se não fosse por causa dos olhos atentos por trás dos vídeos de casamento, todos estes detalhes se perderiam na memória do tempo." - Do blog Neon Produções

Eu... não concordo com nada disso.

Acho filmagem de casamento brega, chata, soporífera e um desperdício de verdinhas (no Brasil, azulzinhas). Maaas... a mãe da noiva não acha e faz absoluta questão do registro em vídeo. Assim, para fazer a vontade dela, inclui a filmagem na minha checklist.

Sabendo que não era prioridade, minha querida madrinha-fotógrafa-cerimonial me apresentou a alguns profissionais de vídeo que ofereciam um serviço simples e em conta. Mas aí é que tá: eu não queria o serviço de filmagem tradicional de casamento, que mais parece um álbum de fotografia em vídeo: filma as flores, dá zoom, tira o zoom, filma o bolo, dá zoom, tira o zoom... Não se ofendam, fãs do Harry Potter: fotografia que se mexe é até legal, mas é meio inútil. E, pra ver fotos, eu já terei o meu maravilhoso álbum de casamento, que não precisa de televisão nem dvd player pra ser visualizado.

Na visita que fiz a um estúdio de filmagem, deixei bem clara minhas opiniões sobre o assunto e esbocei minha idéia de um vídeo diferente. Afinal, já que tem que ter, que seja um que eu queira assistir mais de uma vez! O que eu pedi foi algo mais ou menos assim:

"De convites de casamento a arranjos florais, das lágrimas da noiva aos seus ataques de fúria, planejar um casamento não é nada fácil.
Conheça a perspectiva do planejador de casamentos sobre o romance e o negócio sério que é fazer acontecer o dia mais sonhado da noiva."

Essa é a descrição de Operação Casamento, transmitido no Brasil pelo Discovery Home & Health. É basicamente um reality show com foco nos cerimonialistas, e não nos noivos. O que eu gosto nesse programa é que ele não mostra um mundo cor-de-rosa de flores e rendas matrimoniais, e sim todos os perrengues que rolam na preparação de um casamento. Você vê cerimonialistas se descabelando porque o local da cerimônia tá infestado de formigas, quebrando pau com decoradores atrasados, tendo que se virar pra consertar o bolo que afundou antes de ser cortado... Enfim, é como um filme de terror para noivas! Mas no final, tudo acaba bem, mesmo que não dentro dos ideais iniciais.

Bom, era isso que eu queria: um vídeo que mostrasse os possíveis estresses dos preparativos do dia, enquanto eu estivesse lindamente absorta me aprontado no salão de beleza, totalmente alheia ao mundo real. Olha que divertido ver sua cerimonial perdendo os cabelos depois que a sua festa já rolou otimamente! Bom, eu acharia divertido. =p 

Pra mim, a razão de filmar o dia do meu casamento é que eu possa assistir a tudo do que não pude participar na hora. Sendo assim, não faz sentido ficarem me filmando o dia inteiro. Prefiro que filmem meu noivo, a decoração do local da cerimônia, a chegada dos convidados... E, pra dar uma animada, nada como uma cobertura jornalística sem-vergonha! Pensei numa mistura de Pânico na TV com entrevistas de tapete vermelho!

Juntando tudo isso, daria uma espécie de filmagem de bastidores + reportagem do evento, um vídeo que eu com certeza gostaria de ver, rever e mostrar pros outros.

O problema foi que, à medida que eu ia contando essas idéias pro mocinho da empresa, ele ia me olhando com uma cara cada vez mais embasbacada. No final, perguntei: "dá pra fazer?" Ele gaguejou um pouco e disse que ia conversar com o sócio dele, montar um orçamento e me mandar na próxima semana.

Isso foi no ano passado, e até hoje o orçamento não chegou. =p

Percebi que alguns profissionais não estão preparados para fugir do tradicional. Pensei em desistir do meu reality show e pagar só por um vídeo-padrão do tipo zoom in-zoom out. Mas acabei gostando tanto da minha própria idéia que resolvi gastar mais um pouquinho e procurar empresas que se dispusessem a fazer o que eu queria.

Aí, a Marcela me levou na Hobby Vídeo. Resumo de uma conversa de uma hora e meia:

"Sabe Operação Casamento?"
"Sei."
"Sabe o Pânico na TV?"
"Eu faço."

=D!

E o dvd (ou blu-ray) deles ainda inclui uma seção de "Piores Momentos" da festa! 

É claro que vocês adoraram saber de tudo isso, não é, convidados tímidos?? Podem se preparar psicologicamente desde já!


Moral da história: Você quer? Tem que pagar. =p

4 comentários:

  1. AAAHHH!! EU!! EU!! ME ESCOLHE!!

    Olha só!! No casamento do meu irmão eu tinha pensado no seguinte: entregar para alguns convidados cameras (aquelas mais simples, claro), e eles filmarem a partir da visao deles.. dai podem pegar momentos engraçados da turma e coisa e tal...

    Sobe a tua ideia, adorei.
    Podia fazer algum tipo de Quizz sobre os noivos para cada convidado que chega. Ahahahahah
    Botar o convidado em saia justa. ahahahahahaah
    Nada de coisas chorosas e emocionais demais, coisa engraçada tem que ser!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari!!
    A idéia das câmeras pros convidados é ótima! Eu tinha pensado nisso também, mas pra tirar fotos. De qualquer forma, é sempre bom ter uma filmadora a mais nas mãos de algum amigo, a gente vê a festa de outro ângulo. =)
    Ah, obviamente que o objetivo é constranger ao máximo os convidados, huahauhau! Eu vou combinar muito bem com a equipe da filmagem pra ser uma coisa bem legal! Até o chororô quero que seja engraçado!
    Beijos e obrigada pela sua participação!!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Banana pra quem não manda orçamento rápido, rs...
    Humm... Eu sou meio invocada com filmagem...
    P.s.: Não conhecia seu blog!

    Bjks.

    noivadayana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dayana!
    Também não conhecia o seu! Vou lá fuçar, hehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir