Querid@s Convidad@s

Querid@s convidad@s,

Agradecemos demais a presença e o carinho de tod@s no nosso casamento. Passem por aqui sempre que quiserem para rememorar e conhecer mais detalhes sobre o evento. =)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Breguice

Gostaria de citar alguns trechos de um post muito bom que li no Offbeat Bride, sobre a breguice. A tradução é minha.

"Estou oficialmente decretando que já me enchi da palavra 'brega'. É uma palavra muito proferida no mundo do casamento - até mesmo no mundo do casamento não-tradicional! As pessoas têm medo que seus arranjos de mesa fiquem bregas. Outras declaram que cotas de lua-de-mel são bregas. Há sussurros sobre etiqueta: 'Quero fazer isso de tal jeito... mas será que fica brega?', cochicham as noivas amendrontadas. Brega: o mal das trevas que entra no seu quarto e te engole à noite.

Estou aqui para dizer que, sim: tudo que você quer fazer no seu casamento é brega. Tudo. O vestido vermelho é brega. As flores de papel feitas à mão são bregas. Seus convites personalizados? Bregas.

Porque, entenda, "brega" está nos olhos de quem vê, e sempre, sempre vai haver alguém que vê as coisas de forma diferente de você.

(...)

Estou cheia do debate sobre breguice. Estou cansada de pessoas perguntando se algum componente do seu casamento é brega. (Claro que é!... Para alguém. Você se importa? É por isso que você está fazendo?) (...) Brega é a manifestação do seu medo de que as pessoas não aprovem seu casamento."



O que gostaria de dizer sobre isso é que, na real, eu mesma acho casamento uma coisa brega na essência. Uma festa opulenta e larger than life, com uma noiva ultra-emperequitada num vestido branco grandioso, o bolo de noiva (termo que até virou sinônimo de exagero e cafonice), e todo o teatrinho do "até que a morte os separe" têm um potencial ENORME pra deslanchar para a breguice.

É o que acontece quando o casamento é encarado apenas como um evento social ensaiado. Pode ser apenas uma chance de embasbacar os convidados com a demonstração do poder aquisitivo da família. Ou pode ser simplesmente o cumprimento do protocolo, uma cerimônia formal e pomposa que o casal se acha na obrigação de realizar para estar de acordo com a tradição.

Qualquer casamento assim será brega.

E mesmo que a idéia seja realmente celebrar o amor e compromisso dos noivos, é muito fácil perder o foco quando se mergulha no turbilhão dos preparativos. Tudo sobre casar está na corda bamba entre o belo e o brega. Meu maior medo, nesta fase pré-casamento, é me esquecer do que é importante e deixar minha cerimônia resvalar para o artificial.

O casamento deve ser a corporificação daquilo que sentimos. Deve ser a realização da nossa verdade, porque nós somos os protagonistas das nossas vidas, e, para nós, não há nada que valha mais a pena celebrar do que o nosso amor. Por isso, penso que a chave para conceber um belo casamento é a sinceridade e a autenticidade em todos os momentos. 
E danem-se os que acharem isso brega! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário